Jantar debate: A Economia de Francisco

Tema: Um tema que pretende discutir o encontro em Assis (centro de Itália), nas datas 26 e 28 de Março de 2020  que tem como objectivo principal o Papa Francisco idealizar  juntos dos jovens empresários e estudantes de Economia uma mudança no modelo socioeconómico.

A realizar-se na cooperativa João Paulo II  próximo dia 16 de Março em Braga, pelas 19h30.
Com a intervenção do Professor Ricardo Zózimo (Professor auxiliar da Faculdade Nova SBE)

O evento será de acesso livre, mediante inscrição prévia, e tem como objetivo essencial promover a discussão e reflexão em torno da temática sobre o que é a  Economia de Francisco e da idealização do novo modelo socioeconómico que irá acontecer em Assis.

 

O que é a Economia de Francisco?

A Economia de Francisco é um encontro internacional entre jovens empresários e estudantes de economia, convocado pelo Papa Francisco, nas datas  nas datas 26 e 28 de Março de 2020, em Assis .

O objectivo é criar um modelo económico “diferente, que permita às pessoas viver e não matar, incluir e não excluir, humanizar e não desumanizar, cuidar da Criação e não depredar”, num evento que gere “um pacto” para mudar a economia actual.

“Queridos jovens, sei que são capazes de escutar com o coração os gritos cada vez mais angustiantes da Terra e dos seus pobres em busca de ajuda e de responsabilidade, que pedem que alguém responda e não vire a cara”, começa o Papa na missiva.

Papa Francisco pediu aos jovens de todo o mundo que tenham a “coragem” de ser “protagonistas da mudança” e construtores de um mundo melhor. Disse ainda que acredita que “as universidades, empresas e organizações são laboratórios de esperança para novas formas de compreender a economia e o progresso, combater a cultura do desperdício, dar voz a quem não tem nenhuma e propor novos estilos de vida”.

Para o encontro serão convidadas também não crentes ou crentes de outras confissões e nacionalidades, “homens de boa vontade”, refere ainda a carta.

Biografia do Professor Ricardo Zózimo

Professor Auxiliar de Gestão na Nova SBE, a sua atividade académica, tanto em sala de aula como em investigação, foca-se em compreender como as organizações criam e gerem a ligação com objetivos de desenvolvimento sustentável (ou SDGs). Adotando uma perspetiva de aprendizagem empreendedora, estuda em particular os processos chave associados à criação de impacto positivo na sociedade na gestão de negócios lucrativos.

Anteriormente, foi professor e investigador na Lancaster University, onde recebeu pela primeira vez o prémio de Outstanding Contribution to Student Experience. Trabalhou também no setor público e privado e também em ONGs, em 5 países diferentes. Foi também um mentor ativo de empreendedores sociais e comerciais em todo o mundo.

Ricardo Zózimo tem um Doutoramento (Ph.D.) pela Lancaster University em Empreendedorismo e um Mestrado (M.Sc.) em Planeamento Estratégico pela University College of Dublin.

Sobre a ACEGE

Missão

Inspirar os Líderes a viver o Amor e a Verdade no mundo económico e empresarial e com isso a transformar a sociedade.

Visão

(A ACEGE é uma) Comunidade de líderes empresariais cristãos que procuram, através do seu trabalho, a promoção da dignidade de cada pessoa e a construção do Bem Comum, tornando-se assim coparticipantes na Criação.

Núcleos e a contar

Associados e a contar

Ações Realizadas e a contar

Localização

 

Morada: R. DE SÃO DOMINGOS 94B, 4710-435, SAO VICTOR BRAGA, BRAGA
Abrir no GPS.

“Maximizar o Bem Comum à luz dos valores cristãos e defender o amor como critério de gestão, é uma máxima desafiadora que só reunindo à mesma mesa trabalhadores e gestores e empresários, será passível de alcançar.”

Contamos com a sua presença

Day(s)

:

Hour(s)

:

Minute(s)

:

Second(s)

Inscrição Jantar debate

O Valor do investimento é de 20€ que serão pagos na entrada do jantar.